Manual de Instalação Elétrica

Manual de Instalação Elétrica das Máquinas My Frost

Para uma correta e segura instalação da máquina de sorvete My Frost, recomendamos:

  • Utilize um disjuntor individual para a alimentação do equipamento, conforme a potência do mesmo;
  • A fiação elétrica deverá ser individual, feita com fio de bitola apropriada, não poderá ter mais de dez metros de comprimento e deverá estar ligada diretamente à caixa de força.
  • Antes de conectar o equipamento à rede, certifique-se de que a tensão está correta, conforme identificado na plaqueta na parte traseira do equipamento;
FromTo

Mas para que serve o aterramento elétrico?

O aterramento elétrico tem três funções principais:

– Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas.

– “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.

– Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção ( fusíveis, disjuntores, etc. ), através da corrente desviada para a terra.

Todos os sistemas elétricos devem estar aterrados. Esse aterramento é conseguido através da conexão do FIO TERRA do equipamento ao sistema de aterramento (independente do neutro), que deverá existir no local da instalação. O sistema de aterramento deve ser feito segundo a norma ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão.

– Certifique-se de que a tensão de sua rede não possua oscilações superiores a 5% do valor nominal, por exemplo: O valor nominal é de 220V, então o máximo será de 231V e o mínimo de 209V. Caso haja em sua rede elétrica oscilações superiores a 5%, solicite na concessionária local a correção.